Implante dentário é um pino de titânio colocado dentro do osso, com a finalidade de substituir a raiz do dente. Sobre este pino é colocada uma prótese dentária (coroa) que fará o papel do dente perdido.
Há vários tipos de implantes, dentre eles o implante unitário, implantes múltiplos e os implantes para fixar dentaduras.
Após a extração do dente, será necessário aguardar em torno de 3 meses para cicatrização e formação óssea. Passado este tempo será colocado um parafuso de titânio para substituir a raiz do dente perdido, e será necessário um tempo para que ocorra a ósseo integração. Serão feitos exames radiográficos de acompanhamento neste período. Por fim, será instalada uma coroa de cerâmica cimentada ou parafusada ao implante.
Em alguns casos é possível colocar o implante imediatamente após a extração do dente. Somente o dentista poderá determinar se a quantidade de osso é favorável para este procedimento.
Neste implante são colocados dois implantes ficando um vazio entre eles. Será encaixada uma prótese fixa de 3 elementos em cerâmica, sendo que a coroa intermediária ficará apoiada na gengiva e as outras duas coroas ficarão fixadas nos implantes.
Este procedimento diminui o custo do tratamento e permite preencher a falta de três dentes.
Para pacientes que não possuem nenhum dente é indicado o uso de uma prótese total (dentadura). Existe a prótese total mucosuportada onde a prótese fica apoiada sobre a gengiva e osso, e a prótese encaixada em implantes conferindo uma maior retenção e estabilidade. Essa opção de tratamento também pode ser utilizada para pacientes cujo osso disponível esteja comprometido.
Neste tipo de prótese sobre implante são colocados de 2 a 6 parafusos no maxilar para fixação. A prótese é encaixada contando com o auxílio de botões de pressão para o seu travamento. Isto possibilita menor movimentação com maior conforto nas mastigação.
Outro benefício da prótese total sobre implante é a facilidade de ser removida, permitindo a uma higienização correta.